Aproveitando a belíssima iniciativa da Secretaria da Cultura de São Léo, nos engajamos e entramos na programação da Novembrada de Cinema, que ocorre em novembro próximo, claro. E para tanto, para merecer este lugar no folder, vamos ao palco do Villa D'Assisi ( João Correa, 896 - centro São Leo), conversar com um sujeito pra lá de interessante que além que talentoso realizador audio visual, é vocalista de banda heavy, cabeludo e jogador de video game em lan house: Ulisses Costa. Pra embalar ainda mais o papo "cine-cabeça" tem video reportagens e curta-metragem no telão e a participação musical de Hisham Muhammad. Tudo na mesma noite, no mesmo palco e no mesmo clima.
Já pensou? Poder sair de casa pra um evento, no minimo interessante, e não precisar enfrentar a BR116, flanelinha da capital, transito complicado e 40min de deslocamento antes e depois do evento? E ainda por cima poder até jantar ou beber algo durante o evento!
Pois é...
Qualquer duvida, www.paisanos.com.br
Segue o cartaz para maiores informações.
... então, resenho: o "Paisanos em Prosa - cinema" se resume em entretenimento, apenas... é um evento que, metafórica e cinematograficamente falando, está mais para um Woody Allen "celebrity" (1998) do que um "whatever works" (2009), isto é, mais glamour de si do que propriamente sarcarmo de todos nós... o tal "espaço para o pensamento, discussão e opinião" é ínfimo comparado com as gags carregadas de "softporno" para o agrado do público - aliás, isto é incorrigível na maioria dos "artistas" de sam leopol'doom' city, qualquer nota de três reais da platéia tá valendo... outra coisa, chega de autoproclamação de província, isto é desculpa ao nosso amadorismo latente, uma vez que há tempos em NH e outras cidades vizinhas "existe vida interessante fora de Porto Alegre"... enfim, "a proposta de ser um neuronio ativo no cérebro estafado da programação cultural da região" é quase nada, ou melhor, é simplesmente mais um, visto que repetem as atitudes rasas de tornar besteirol todo assunto que deva ser aprofundado em nome da diversão do público, justamente por temer intelectualismos - talvez, é isto que falte a vocês, desculpa, não sei... e realmente, pareceu que era um evento para preencher portfólio porque pouco se questionou sobre cinema/video/audiovisual, sobre as perguntas que o Éver me fez e que mexiam com as "mônadas" e senso comum da platéia e dos realizadores capilés... sim, sabemos de certas ideologias - a do Ulisses Costa e do André Conti são exemplos 'pró-mainstream', assim como a minha e que não foram confrontadas - tudo foi amenizado na edição para parecer o que SL realmente é: medíocre no debate estético, ideológico e ético, e mais ainda, medíocre na realização... pelo resto da programação estão de parabéns... um baita abraço, menine.
ResponderExcluirEm nome do Paisanos agradecemos ao Menine por suas palavras. Até que enfim alguém falou alguma coisa!
ResponderExcluirMas em meu nome, questiono algumas palavras:
- seria possivel listar eventos de Novo Hamburgo e cidades vizinhas que validem a existência de vida interessante fora de POA?;
- no texto original do blog, logo após a citação "existe vida interessante fora de Porto Alegre", tem reticências, um parênteses com uma interrogação e mais reticências. Seria uma ironia? Onde existe vida interessante de fato?
- A palavra provìncia tem origem no latim
pro- ("em nome de") e
vincere ("vencer/dominar/controlar").
Agora, sendo bem sincero, somos ou não provìncia? Isso é bom ou ruim?
de toda forma, um grande abraço ao Menine!
Pois sou mais um que agradece ao Mauro! Não vou pintar de rococós as páginas avulsas daqui da gaveta do Totonho. Troquei o exibicionismo blogueiro pelo olho no olho ( ombro no ombro? ). Independente de concordar ou não com o que o Mauro disse ( e concordo com boa parte ), é bom poder fugir um pouco dos velhos tapas nas costas dos dentinhos amarelados do pós-evento. De minha parte não espero que o Paisanos seja um evento "Celebrity" e nem um evento "Interiores", não espero ser casca nem caroço... Mas fazer-se polpa é phoda!
ResponderExcluirMas já que um tópico do texto ressaltou-se, vou segui-lo: Mauro, nos leva neste lugar interessante de NH...!
Ah! Lembrei! Existe vida interessante, sim: em IMBARUERI.
ResponderExcluir